Para garantir a segurança de todos em caso de incêndio, algumas edificações precisam contar com um sistema de escadas pressurizadas. Ao contrário das escadas à prova de fumaça, estas oferecem um sistema próprio de segurança, que garante com que a fumaça não permaneça no ambiente, evitando a inalação e intoxicação dos ocupantes, além de facilitar a visão no momento da fuga.
No texto a seguir, explicaremos o que é a pressurização de escadas, como funciona e quando é exigida. Acompanhe!
O que são as escadas pressurizadas?
As escadas pressurizadas consistem num sistema de segurança instalado nas escadarias de incêndio dos edifícios. Para impedir que a fumaça entre nas rotas de fuga e cause vítimas por asfixia, o sistema realiza o insuflamento mecânico de ar no ambiente.
Isso ocorre por meio do acionamento de motoventiladores, os quais asseguram o diferencial de pressão entre as escadas e outras áreas da edificação. Dessa forma, o sistema garante a segurança de todos no momento da evacuação.
As escadas de incêndio são dotadas de portas corta-fogo, que tornam o ambiente enclausurado. Quando o ar é insuflado no local é criada uma pressão positiva, fazendo com que haja mais pressão dentro do que fora das escadas. Logo, quando alguém as utiliza como rota de fuga e abre a porta corta-fogo, a fumaça não consegue adentrar devido à pressão criada.
Como funciona a pressurização de escadas?
A pressurização de escadas é acionada de três formas:
- Automaticamente, por meio da central de alarme de incêndio;
- Manualmente, por meio do botão de emergência localizado na portaria;
- Manualmente, por meio de um botão localizado na sala de pressurização.
Dessa forma, o motoventilador é acionado para realizar a captação de ar do ambiente externo e da sala de pressurização, na qual está localizada a máquina. O ar é distribuído no corpo da escada pelas grelhas de insuflamento, que estão instaladas no duto vertical — para saber mais sobre cada um desses componentes, continue a leitura deste texto.
Ao todo, existem dois estágios diferentes em que as escadas pressurizadas podem operar: o estágio único e o de dois estágios. No primeiro, o acionamento ocorre apenas em situações de emergência. Já no segundo, o sistema funciona continuamente com um nível baixo de pressurização de 15Pa. Caso surja algum foco de incêndio, porém, o nível de pressurização aumenta para 50Pa.
Dos dois, o segundo é o mais indicado, porque mantém condições de proteção e garante a renovação de ar da área em que estão as escadas, além de ser o mais recomendado pelo Corpo de Bombeiros.
Quando as escadas pressurizadas são necessárias?
Como dissemos anteriormente, este sistema é exigido apenas em algumas edificações. A obrigatoriedade é definida considerando-se a altura dos edifícios e varia de estado para estado, sendo determinada pelas Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros.
Quando falamos em altura, levamos em conta desde o ponto que caracteriza a saída ao nível de descarga até o ponto mais alto do último pavimento, sem considerar áreas destinadas para casas de máquina e caixas d’água, por exemplo.
Para saber quais são as normas do seu estado, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros ou procurar por profissionais especializados na área.
Quais são as partes que compõem as escadas pressurizadas?
A seguir, mostraremos cada uma das partes que compõem as escadas pressurizadas e qual é a função de cada um desses elementos:
Motoventilador
É um ventilador que insufla o ar para as escadas, sendo também conhecido como insuflador. A máquina é dimensionada para funcionar a uma vazão de ar que forneça 50Pa.
Duto de captação
Trata-se do duto responsável por captar o ar externo para a sala de pressurização, na qual será insuflado para o corpo da escada.
Duto de insuflamento
É o duto que liga o motoventilador ao duto vertical das escadas. Conta com um isolamento para resistir ao fogo por duas horas, sendo geralmente feito de manta cerâmica.
Duto vertical (Shaft)
Consiste no duto que leva o ar do insuflador para as escadas de emergência.
Grelhas de insuflamento
São as responsáveis por distribuir o ar que é insuflado ao duto vertical, localizado no corpo das escadas. É necessário que as grelhas sejam instaladas em intervalos regulares, sendo preferencialmente uma por andar.
Damper de sobrepressão
Trata-se de um mecanismo para que a pressão não exceda os 60 Pa, o que pode dificultar a abertura das portas corta-fogo. Quando a pressão chega a este nível, o damper se abre, aliviando a pressão.
O método de controle é feito preferencialmente por meio da variação de velocidade do ventilador, em que um controlador de pressão envia um sinal para o inversor de frequência ou ventilador eletrônico, o qual modula a velocidade em função da pressão na escada.
Filtro de ar
Tem a função de filtrar o ar externo que é insuflado para as escadas, garantindo que nenhum contaminante chegue ao local.
Veneziana de captação
É o elemento que capta o ar externo para a sala de insuflamento, sendo instalada em locais em que o ar seja o mais limpo possível.
As venezianas são essenciais para o suprimento de ar usado na pressurização, tratando-se de uma medida para minimizar a influência dos ventos sobre o sistema. Para a instalação, devem ser adotadas as seguintes distâncias mínimas:
- 2,5 metros das aberturas laterais, medidos horizontalmente, ou 5 metros, quando a tomada de ar estiver abaixo do nível do piso de descarga do edifício;
- E 2 metros das aberturas acima da tomada de ar.
Outro ponto importante é que a instalação não é permitida internamente.
Sala de insuflamento
Consiste em uma câmara de pressurização em que está o motoventilador. Deve ser resistente ao fogo por 3 horas e contar com portas corta-fogo P90 com fechamento hermético.
Geralmente, o local permanece nos andares inferiores, para garantir a tomada de ar. Precisa conter um quadro de energia, um botão para desligamento manual e detectores de fumaça, para interromper o insuflamento caso a fumaça seja detectada dentro da casa de máquinas.
Como pudemos ver até aqui, as escadas pressurizadas são um sistema seguro, mas que exige o acompanhamento de profissionais especializados e com experiência na área. Caso você esteja em busca de uma empresa para realizar este tipo de serviço, mande uma mensagem para nossa equipe. Teremos prazer em atendê-lo!