A ventilação de garagens é essencial para manter a devida qualidade do ar interno nestes ambientes, estejam eles no subsolo ou em pisos superiores, assim como para garantir a segurança de seus ocupantes e a salubridade desses espaços.
Neste texto, nós explicaremos o que é a ventilação de garagens, por que você deve prevê-la nas suas edificações, quais são os seus componentes e quais são as melhores soluções para a sua empresa. Acompanhe!
Por que o seu empreendimento deve prever a ventilação de garagens
A ventilação de garagens nada mais é do que o sistema responsável pela renovação de ar interno desses ambientes. O motivo para se observar este ponto dentro de qualquer empreendimento está em três fatores: a qualidade do ar, a prevenção de sinistros e a manutenção da estrutura interna.
No primeiro caso, os motores dos veículos emitem gases nocivos à saúde dos ocupantes, o que exige a ventilação adequada dessas áreas nas edificações, sejam elas no subterrâneo ou não.
Já no segundo, a renovação de ar permite o controle de fumaça e a circulação do ar interno, o que evita danos causados à pele e ao sistema respiratório devido aos gases emitidos pelos motores. E, por fim, a ventilação de subsolos assegura a maior durabilidade da estrutura desses ambientes, porque controla a umidade evitando a proliferação de fungos e bactérias, a presença de bolor e o descascamento da pintura, por exemplo.
Quais são os componentes de um sistema de ventilação de garagens
Ao todo, são necessários três elementos para a instalação de um sistema de ventilação de garagens: os ventiladores, a condução e distribuição de ar e o acionamento.
Existem diversas soluções presentes no mercado, entretanto, nós da Storge oferecemos opções inovadoras e vantajosas para o seu negócio. A seguir, comparamos as opções convencionais aos nossos componentes:
Ventilador convencional x STG-AFSW500EC
Enquanto os ventiladores tradicionais possuem acoplamento por polia e correia, o que exige maior manutenção, nosso sistema oferece acoplamento direto no motor. Nos convencionais, a instalação é feita na casa de máquinas, diferente da solução Storge, em que a instalação ocorre rente à parede ou ao teto.
Outra característica dos sistemas mais comuns presentes no mercado é a rotação única, sempre em máxima, o que proporciona maior nível de ruído, maior consumo energético e menor qualidade de energia. Já o STG-AFSW500EC conta com um motor inverter, com rotação adequada à demanda, sendo silencioso e eficiente.
Por fim, os ventiladores convencionais têm motor trifásico, ao contrário do nosso, que contém um motor monofásico/bifásico.
Difusão de ar convencional x STG-AJF400EC
Na difusão de ar convencional, ocorrem interferências dos dutos na estrutura predial, além de problemas no pé-direito das edificações. Há também a necessidade de um maior investimento na rede de dutos e grelhas e um custo mais elevado de manutenção para limpeza e balanceamento. Outro ponto é que, caso haja dano ou vazamento no duto, todo o desempenho normal do sistema é comprometido.
Já na nossa solução, apenas elementos pontuais são instalados no teto, o que minimiza o custo com dutos e difusão. A manutenção é simplificada e caso haja ausência ou falha de um direcionador, o sistema como um todo não é comprometido.
Quadro convencional x Controlador STG
Nos quadros convencionais, o sistema é acionado ininterruptamente, sem que haja uma garantia de controle de monóxido de carbono. Além disso, não existe qualquer integração ou dados gerados em tempo real e o intertravamento com a central de incêndio é feito por conta do cliente.
Com o controlador STG, porém, o sistema é acionado apenas sob demanda sensorizada. Há o controle dos níveis de CO, os quais podem ser monitorados pelo celular, e comunicação entre os equipamentos por meio de sinal wi-fi para a transmissão simultânea de dados. Para simplificar a integração com a central de incêndio, o produto conta ainda com uma entrada a relé de fábrica.
Quais são os resultados de um projeto convencional
Em um projeto convencional de sistema de ventilação de garagens, há a instalação de muitos dutos e a dificuldade de compatibilização, o que ocasiona interferências na estrutura e problemas com o pé-direito do prédio. Neste caso, existem também muitos pontos de manutenção e limpeza.
Como dissemos, os ventiladores convencionais são instalados na casa de máquinas com transmissão feita por polia e correia, o que exige maior manutenção. Pelo fato de não possuírem variação de rotação, há menor eficiência e baixa qualidade energética.
Outro ponto negativo está no fato de haver um maior nível de ruído, sem controle garantido de CO e a necessidade de instalação de um motor trifásico, o que é incomum para o contexto predial.
Quais são os resultados de um projeto da Storge
Ao desenvolver os nossos projetos de ventilação de garagens, realizamos o direcionamento pontual de ar, sem a necessidade de dutos. Os ventiladores eletrônicos têm rotação variável inverter, o que significa que você garantirá mais eficiência e maior qualidade de energia para a edificação.
Com instalação limpa e manutenção facilitada, os ventiladores de sucção são instalados rente às paredes, sendo bastante discretos e com instalação compacta. Além disso, por meio do controlador STG, asseguramos o controle dos níveis de monóxido de carbono com monitoramento via smartphone.
Conectividade
Nossos sistemas integrados de ventilação permitem escolher grandezas a serem monitoradas, como: CO, CO2, temperatura e umidade, operando os ventiladores em porcentagem mínima de rotação, ao invés de desligá-los, quando os níveis das grandezas monitoradas não ultrapassam os setpoints inseridos. Isso impede que o sistema receba picos de corrente em sua rampa de aceleração, resultando assim em uma maior eficiênicia energética, em comparação aos modelos on / off existentes no mercado. Tudo isso por meio de uma rede wi-fi. Assim, você pode acompanhar e controlar a variação de velocidade dos ventiladores do seu sistema de exaustão em tempo real, de acordo com as grandezas necessárias para sua aplicação, sem a necessidade de adquirir sensores, CLP’s ou IHM’s, tudo isso na palma da sua mão.
Conclusão
Como mostramos até aqui, por se tratar de uma necessidade para os empreendimentos, os sistemas de ventilação de garagens devem estar presentes desde o início do projeto. Além disso, explicamos que existem diferenças consideráveis entre os sistemas convencionais e as soluções oferecidas por nós. Por isso, caso esteja em busca de qualidade e do melhor custo-benefício, entre em contato com a gente!